Plano de limpeza de um hotel. Zonas comuns

4 Novembro, 2022 | Housekeeping

Os hóspedes de um estabelecimento turístico apreciam ambientes acolhedores, modernos e limpos. Para além do mobiliário, dos lençóis e das camas, das casas de banho e dos acessórios como chávenas, copos e talheres, é fundamental que os cadeirões, os tapetes, o chão e os sofás nas salas de espera e áreas comuns em geral estejam limpos e desinfetados. Quem não se sente confortável num hotel com um aspeto arrumado, limpo e agradavelmente perfumado?

Muitos hoteleiros concentram o pessoal e o equipamento nos quartos porque acreditam que os quartos têm de ser limpos com mais cuidado. No entanto, esta crença é errada. De facto, tal como os quartos precisam de uma limpeza a fundo, as áreas comuns também requerem muita atenção.

Como planear a limpeza das áreas comuns?

É necessário que o pessoal de limpeza cuide das áreas comuns, bem como dos quartos, e preste especial atenção a:

Lobby ou receção, corredores e elevadores

Uma das áreas comuns mais frequentadas pelos hóspedes dos hotéis é, sem dúvida, o lobby/a receção. Nesta área do hotel, costumam haver cadeirões ou sofás que são úteis quando se espera pelo check-in ou check-out, uma reunião ou um encontro de trabalho.

No entanto, estes artigos de mobiliário tendem a acumular ácaros, pó, sujidade e muito mais. Por esta razão, é fundamental limpar e higienizar muito cuidadosamente estas áreas, começando pelos próprios tecidos que cobrem os sofás e cadeirões.

Quanto ao chão dos elevadores ou corredores que não está alcatifado, é imprescindível limpá-lo e poli-lo de tempos a tempos com produtos específicos.

Sala de pequenos-almoços, almoços e jantares

Também a sala de pequenos-almoços e a área do restaurante devem ser limpas e desinfetadas com muito cuidado. Além da louça, que desempenha um papel fundamental, é imperativo limpar todas as superfícies, tais como as mesas, os balcões, as cadeiras, as superfícies e as mesas em alumínio dispostas para o de buffet, eliminando as bactérias e os restos de comida. O vapor é eficaz na limpeza a fundo de qualquer superfície e na prevenção de odores desagradáveis.

Ginásio e spa

A área de spa e o ginásio são ambientes muito delicados que requerem uma limpeza profissional e um pessoal atencioso. Todo o equipamento, desde as passadeiras aos pesos, deve ser cuidadosamente desinfetado e limpo.

Da mesma forma, a área de balneário, com as suas espreguiçadeiras, sauna, vestiários, piscinas, etc., tem de ser limpa com muito cuidado, a fundo e com muita atenção. Para assegurar uma limpeza e higiene impecáveis para todos os hóspedes que frequentam estas áreas do hotel, podem ser utilizados desinfetantes de ozono. Além disso, deve-se evitar os produtos de limpeza químicos com odores fortes e preferir os dispensadores de vapor e perfume pode ser a solução mais adequada.

Como garantir uma limpeza das áreas comuns correta?

Como vimos, promover o conforto dos hóspedes e oferecer uma experiência inesquecível são dois pontos-chave para transmitir uma boa imagem do nosso hotel, e a limpeza é seguramente um fator que desempenha um papel fundamental neste contexto. Na Staff Hotel, somos especialistas em prestar serviços hoteleiros, consideramo-nos flexíveis e eficientes, razão pela qual contamos com uma equipa especializada que se adapta às exigências de cada cliente e oferece propostas “ad-hoc”, de acordo com as necessidades específicas de cada estabelecimento.

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