Sabia que a gestão de um hotel não é igual para todos? A estrutura das empresas de gestão hoteleira e do setor hoteleiro, em geral, é muito diferente da da maioria dos setores. Por esta razão, a Staff Hotel conta-lhe todos os detalhes sobre este mundo fascinante.
Tipos de gestão hoteleira
- Gestão familiar: os empregados fazem parte do núcleo familiar e encarregam-se de todas as tarefas do hotel.
- Gestão direta do hotel e das atividades auxiliares: todas as tarefas são assumidas pelo próprio pessoal do hotel.
- Gestão direta do hotel e outsourcing dos serviços auxiliares: o pessoal encarrega-se das atividades principais do hotel, enquanto as atividades relacionadas e não centrais são externalizadas.
Gerir um hotel não é tarefa fácil e fazê-lo bem requer muitas competências e recursos. Para maximizar o desempenho e a rentabilidade, muitos hotéis optam por contratar empresas externas para gerir vários aspetos do negócio. A externalização dos serviços está, de facto, cada vez mais em voga no mundo hoteleiro e cada vez mais hotéis decidem implementar este modelo para se poderem concentrar na sua atividade principal.
O outsourcing pode ser uma solução económica e logística vantajosa para muitas instalações do setor hoteleiro, especialmente as mais complexas. Ao confiar em prestadores de serviços externos, os hotéis e cadeias de hotéis ganham flexibilidade, reduzem os custos operacionais e o tempo que gastariam a supervisionar as atividades diárias, tudo isto enquanto beneficiam de um serviço profissional e especializado.
Mas qual é a definição de serviços hoteleiros e quais podem ser externalizados? Quais são as vantagens de subcontratar certas atividades necessárias para gerir um hotel?
Outsourcing de hotéis: o que significa e o que inclui
O outsourcing de um serviço significa que este é inteiramente gerido, na sua organização e execução, por uma empresa externa. Um contrato de outsourcing de serviços hoteleiros pode ser celebrado por um curto período, mas também se pode externalizar permanentemente.
Normalmente, subcontratam-se serviços que não são considerados centrais para o negócio, mas que, no entanto, são fundamentais para o sucesso do mesmo.
No caso da indústria hoteleira, o negócio principal baseia-se na reserva dos quartos e no bem-estar dos hóspedes. Os serviços não principais, mas essenciais para alcançar estes objetivos, são, entre outros:
- Limpeza e desinfeção de quartos e áreas comuns.
- Manutenção e design de jardins e exteriores.
- Pessoal de trabalho temporário para eventos concretos.
- Serviços de camareiros, bagageiros, socorristas ou jardineiros.
Como externalizar os serviços do meu hotel?
Como vimos, existem diferentes modelos de gestão de um hotel que podem ser adotados. Se decidiu que o outsourcing é a melhor opção para o seu negócio, pode facilmente contactar a nossa equipa da Staff Hotel através da nossa página web. Encontraremos a melhor solução para o seu hotel.