O outsourcing dos serviços hoteleiros, para hotéis grandes ou pequenos?

12 Dezembro, 2022 | Geral

O outsourcing pode ser uma solução económica e logística vantajosa para muitas instalações do setor hoteleiro. Ao confiar em prestadores de serviços externos, os hotéis e cadeias de hotéis podem obter mais flexibilidade, reduzir os custos operacionais e o tempo dedicado a supervisionar as atividades complementares, tudo isto enquanto usufruem de um serviço profissional e especializado. 

Mas quais são as vantagens do outsourcing de certas atividades necessárias para gerir um hotel? E o outsourcing é mais indicado para hotéis grandes ou pequenos? Continue a ler para conhecer as respostas.

Outsourcing para hotéis: o que significa e o que inclui

As principais vantagens do outsourcing dos serviços hoteleiros são a redução de custos fixos e a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Normalmente, subcontratam-se serviços que não são considerados básicos, centrais, para a própria atividade, mas que, no entanto, são fundamentais para o sucesso da empresa.

No caso do setor hoteleiro, o negócio principal é a ocupação dos quartos e o bem-estar dos hóspedes. Enquanto os serviços não básicos, essenciais para alcançar estes objetivos, são, entre outros:

  • Housekeeping
  • Limpeza de cozinhas
  • Lavagem de loiça, cozinheiros, empregados de mesa
  • Atendimento ao cliente

O outsourcing é mais indicado para hotéis grandes ou pequenos?

O outsourcing de determinados serviços pode ser uma solução vantajosa para hotéis médios ou grandes, mas também para cadeias de hotéis, complexos turísticos, hotéis boutique, spas, etc. Contudo, embora possa parecer que o outsourcing de serviços hoteleiros é algo exclusivo para grandes hotéis, na realidade, as pequenas marcas também podem obter grandes benefícios a nível estratégico. O outsourcing compensa a falta de meios ou de pessoal nos pequenos estabelecimentos que, graças a esta ferramenta, conseguem obter uma vantagem competitiva em relação às grandes cadeias.

Um dos pontos-chave do sucesso desta fórmula é que existe uma excelente coordenação entre as equipas, pois o objetivo é prestar o melhor serviço ao cliente. Por este motivo, é conveniente escolher uma empresa especializada no seu setor. Uma decisão acertada oferecerá benefícios tanto ao estabelecimento hoteleiro como aos hóspedes.

Como externalizar os serviços hoteleiros

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