Quartos limpos, casas de banho reluzentes e áreas comuns impecáveis: a higiene nos hotéis é um elemento-chave para a satisfação dos hóspedes. Para garantir um serviço rápido e eficaz, é fundamental que todas as operações de limpeza estejam cuidadosamente organizadas.
Mais, quais são os tempos da limpeza de um quarto de hotel? E como otimizá-los? Explicamos-lhe tudo no artigo seguinte.
Quanto tempo demora a limpar um quarto de hotel?
Em geral, pode-se dizer que um quarto é limpo em aproximadamente 15 a 45 minutos. Contudo, é importante ter em conta que o tempo e o custo da limpeza dos quartos de hotel variam muito, dependendo de vários fatores:
1. Tamanho e características do quarto
Em primeiro lugar, a duração da limpeza depende do tamanho e das características do quarto de hotel. O esforço exigido pelo pessoal do piso para a limpeza varia em função do tamanho do quarto (simples ou duplo, maior ou menor) e da presença de uma ou mais casas de banho.
As tarefas incluem fazer as camas, mudar as toalhas, higienizar a casa de banho e limpar chão, móveis e janelas, pelo que o tempo necessário deve ser calculado tendo em conta estes fatores.
2. Sujidade na casa de banho e no quarto
Por vezes, pode acontecer os hóspedes deixarem os seus quartos de hotel em mau estado: migalhas nos colchões ou no chão, impressões digitais em todas as superfícies dos espelhos, papéis em todo o lado, para não falar do estado em que a casa de banho pode ficar. Se um quarto que os hóspedes deixaram limpo pode agilizar um pouco o trabalho do pessoal, um quarto muito sujo pode fazer com que os típicos 30 minutos não sejam suficientes.
3. Tipo de limpeza a realizar
Como vimos, o tempo e os custos dependem também do estado em que os hóspedes deixaram o quarto e do grau de rigor necessário para a limpeza.
De facto, as operações são diferentes se for um quarto em “check out” ou “check in”: a primeira indica que é um quarto “em saída”, destinado a receber novos hóspedes, e a segunda, um quarto em que os hóspedes ainda não chegaram.
É evidente que um quarto em “check out” requer até 40% mais tempo, porque precisa de ser higienizado a fundo, mudar as toalhas e a roupa de cama, repor o minibar e as comodidades. Por fim, também é crucial ventilar o quarto durante muito tempo ou utilizando os purificadores de ar do hotel.
Como otimizar as operações de housekeeping no seu hotel?
Na Staff Hotel, somos especialistas em outsourcing no setor hoteleiro e o nosso objetivo é cuidar dos hóspedes dos nossos clientes. Por esta razão, oferecemos serviços personalizados de limpeza de quartos, temos uma equipa de profissionais apaixonados pelo seu trabalho e utilizamos os melhores produtos e tecnologia do setor para garantir um excelente serviço.
Descubra como o nosso serviço de housekeeping pode beneficiá-lo