Como se faz a limpeza profissional das casas de banho de um hotel?

18 Outubro, 2022 | Housekeeping

Por onde começar a limpar um quarto de hotel? Não há uma regra única que se aplique a todos os hotéis, mas é sempre aconselhável começar a limpar o quarto de dentro para fora.  

Regra geral, todas as casas de banho do hotel devem ser cuidadosamente esfregadas, limpas e desinfetadas após a saída de um hóspede e antes da chegada do próximo. As casas de banho sujas podem ser desagradáveis para os hóspedes e podem inclusive representar um potencial perigo para a saúde. Por esta razão, na Staff Hotel, explicamos-lhe como limpar profissionalmente as casas de banho de um hotel. 

Mais informações sobre

Housekeeping

Ver mais

A limpeza da casa de banho passo a passo 

O principal objetivo da limpeza é assegurar que todas as superfícies, acessórios ou objetos do quarto estejam limpos, brilhantes, sem manchas e higiénicos. Antes de começar, devem ser tomadas as seguintes precauções: 

  • Deve-se usar sempre luvas de proteção. 
  • Dependendo do tipo de produto de limpeza, pode ser necessário usar óculos de proteção ou máscaras. 
  • Utilizar panos ou escovas diferentes ao limpar áreas diferentes para evitar a propagação de germes. Codifique os panos de limpeza por cores para facilitar a distinção entre eles. 
  • O equipamento utilizado para limpar a casa de banho não deve ser utilizado noutros locais. 

O pessoal de limpeza começa normalmente por recolher todas as toalhas usadas deixadas na casa de banho e recolher o lixo. De seguida, procedem à limpeza meticulosa de todos os acessórios da casa de banho com um pano e uma solução desinfetante em spray. Os acessórios a limpar e desinfetar são os seguintes: 

  • O lavatório ou lava-loiças 
  • O chuveiro 
  • As torneiras de água 
  • O espelho 
  • A bancada do lavatório 
  • As maçanetas das portas 

Todas estas superfícies devem ficar completamente limpas e perfeitamente higienizadas. Para evitar que algum dos aspetos acima referidos seja esquecido acidentalmente, alguns profissionais utilizam uma abordagem direcional. Isto significa que começam num determinado ponto da casa de banho e deslocam-se no sentido dos ponteiros do relógio ou contrário, limpando tudo, até chegarem ao ponto de partida. Além disso, na Staff Hotel, fornecemos a todos os funcionários formação e apoio gráfico adicional para revisão, quando necessário.  

Limpeza de azulejos, juntas e superfícies cerâmicas 

Há muitos produtos de limpeza de azulejos que podem eliminar a sujidade e desinfetá-los ao mesmo tempo. Normalmente, a solução de limpeza é pulverizada sobre os azulejos e fica a atuar durante cerca de cinco minutos.  De seguida, utiliza-se uma escova dura para esfregar os azulejos, começando pelos de cima e descendo progressivamente. Pode-se limpar da mesma forma outras superfícies cerâmicas como a banheira, o lavatório e a base do duche. 

Limpeza das sanitas  

Quando se limpa as casas de banho, começa-se por afastar todos os objetos do vaso sanitário. De seguida, puxar o autoclismo e aplicar um produto de limpeza e desinfeção no vaso sanitário. É aconselhável limpar o exterior da sanita de cima para baixo, pulverizando a solução sobre o autoclismo e a manivela, e depois, limpando bem com um pano. Será necessário repetir a mesma operação também na tampa e na superfície exterior do vaso sanitário. É fundamental prestar atenção à curva em S da sanita porque tende a acumular muita sujidade nos seus recantos. 

Termine com o chão da casa de banho 

Por fim, o chão da casa de banho deve ser limpo depois de todas as outras superfícies terem sido limpas, pulverizar com detergente e um desinfetante, como lixívia, e depois, secar com uma esfregona.  

Se quiser usufruir dos melhores serviços de limpeza para o seu hotel e alcançar a excelência no setor, a Staff Hotel é a empresa de outsourcing de serviços  de hotéis para si. Graças à nossa própria metodologia aplicada à prestação dos serviços e à estandardização de processos, podemos garantir os mais elevados padrões de qualidade e ser o melhor parceiro para o nosso cliente.